a casa + sombra no olho
+ by no means it lies on the surface
2023
Vista de Exposição coletiva Onde os olhos não tocam, com Joana Patrão, Rosanna Helena Bach, curadoria de Leonor Carrilho, Galeria Liminare - Ph. Joana Patrão
Palavras-chave:
A casa (2021):
Encontrei uma chapa de metal gravada, já não me lembro bem quando mas provavelmente na feira da Ladra há uns anos. A imagem gravada não é evidente, tendo sido desgastada pelo tempo. Mas há uma forma que remete a uma casa, igreja ou oratório. A partir deste fundo, criei uma série de monotipias com fios e materiais têxteis. Corpos ou presenças fantasmáticas habitam este lugar, evocando a memória da imagem que já existiu e, ao mesmo tempo, criando novas imagens e novas presenças.
- fantasmagoria; Natureza; limiar da visibilidade; presença/ausência; emanação de um corpo, de uma presença ou de uma memória; feridas imperceptíveis.
A casa (2021):
Encontrei uma chapa de metal gravada, já não me lembro bem quando mas provavelmente na feira da Ladra há uns anos. A imagem gravada não é evidente, tendo sido desgastada pelo tempo. Mas há uma forma que remete a uma casa, igreja ou oratório. A partir deste fundo, criei uma série de monotipias com fios e materiais têxteis. Corpos ou presenças fantasmáticas habitam este lugar, evocando a memória da imagem que já existiu e, ao mesmo tempo, criando novas imagens e novas presenças.
A casa (2021) detalhe - monotipia sobre papel Mulberry - ph. Joana Patrão
A casa (2021) - monotipia sobre papel Mulberry - ph. Joana Patrão
by no means it lies on the surface (2023)
Há um mesmo desenho que se repete ao longo do trabalho, com variações na composição mas um mesmo esqueleto de fundo: uma espiral, retirada dos desenhos de James Bell Pettigrew. Pettigrew era um anatomista e naturalista que viveu na viragem do século XIX para o século XX, ou o "espiralista" , que se dedicou ao estudo das formas espirais na Natureza e buscou demonstrar que a forma estava presente em todos os seres e que potencialmente era a forma primordial de todas as coisas. Aqui a espiral se reproduz de forma espelhada e vai sendo desconstruída numa continuidade temporal e espacial evocada pelo comprimento do papel. Eu desejava que o traço fosse simples e rudimentar por isso usei a linoleogravura para fazer o fundo com a qual desenvolvi esta série de monotipias contínuas.
Há um mesmo desenho que se repete ao longo do trabalho, com variações na composição mas um mesmo esqueleto de fundo: uma espiral, retirada dos desenhos de James Bell Pettigrew. Pettigrew era um anatomista e naturalista que viveu na viragem do século XIX para o século XX, ou o "espiralista" , que se dedicou ao estudo das formas espirais na Natureza e buscou demonstrar que a forma estava presente em todos os seres e que potencialmente era a forma primordial de todas as coisas. Aqui a espiral se reproduz de forma espelhada e vai sendo desconstruída numa continuidade temporal e espacial evocada pelo comprimento do papel. Eu desejava que o traço fosse simples e rudimentar por isso usei a linoleogravura para fazer o fundo com a qual desenvolvi esta série de monotipias contínuas.
by no means it lies on the surface (2023) - monotipias sobre rolo de papel vegetal - ph. Joana Patrão
by no means it lies on the surface (2023) detalhe - monotipias sobre rolo de papel vegetal - ph. Joana Patrão
Sombra no olho (2021)
O desenho em caixa de luz aborda a ideia do limiar da visibilidade, da transparência e da possibilidade luminosa de uma imagem sutil, quase emudecida, mas em potência.
O desenho em caixa de luz aborda a ideia do limiar da visibilidade, da transparência e da possibilidade luminosa de uma imagem sutil, quase emudecida, mas em potência.
Sombra no Olho (2021), vista de exposição com objeto de Rosanna Bach - monotipia sobre papel vegetal em caixa de luz
Sombra no Olho (2021), vista de exposição (esq) e detalhe (dir) - monotipia sobre papel vegetal em caixa de luz